domingo, 23 de novembro de 2008

Fim de semana

Sábado - 22/11
Uma noite muito divertida! Brincadeiras com bola com os amigos Francisco, Olga e Camilo! Tudo isso no parque Cardenalito, que fica bem na entrada de Barquisimeto. As fotos que apresento sao deste dia. Obviamente depois das brincadeiras, por isso estou tao molhado. Ah! Sobre o cabelo, aos brasileiros que já nao tem recordaçoes minhas com cabelo tao curto, tive um desentendimento com o cabelereiro (peluquero), talvez linguístico, fato foi que dos dois dedos que queria que cortasse, no final das contas cortou uns 5! Nao me agrada, mas já acostumei.
Sim, nas fotos estou enfrente aos três monumentos do parque: o nome da cidade onde: "Dicese que eso dice Barquisimeto!" hehehe; uma tinaja gigante, artesanato típico de Lara; e um cuatro gigante, instrumento musical de 4 cordas para representar a vocaçao musical da cidade. Ah! O desenho na tinaha é um Cardenal, ave considerada símbolo da cidade (e que dá nome para o parque, para o principal tima de baisebol etc).

Domingo - 23/11

Dia de eleiçoes regionais. Foram eleitos prefeitos, governadores estaduais e legisladores. Um processo eleitoral sem dúvida tranquilo. Tenho cá minha críticas quando levo em compraçao com o que temos no Brasil, mas temos que levar em consideraçao que sao estruturas bastante diferentes. Uma delas, talvez a principal, é que aqui o voto nao é obrigatório. Nao tenho opiniao bem formada a respeito da obrigatoriedade do voto (que passa de direito a dever), mas sem dúvida isso muda a forma de organizar as coisas.
O partido socialista ganhou a maior parte dos estados, os partidos de oposiçao ganharam alguns estados importantes e populosos. Para mim reforça a nao existencia de regime ditatorial por aqui, como a mídia brasileira veiculou tanto. Passando por alguns sites de notícias vejo que alguns noticiaram com mais imparcialidade e distância, outros, como a Globo, colocam como um duro golpe a Chavez e começam a "chutar cachorro morto". Nao querem despregar a idéia de regime autoritário de forma nenhuma, assim, depois de noticiar tudo colocam como isso abre espaço para que Chavez tente medidas para se manter na presidência e coisas assim, levantando coisas ocorridas há 2 anos. Para mim, depois desse processo, fica claro que se a populaçao nao quiser mais o presidente as urnas dirao. Certo que esse nao querer a Chavez parece distante, visto que a admiraçao por ele é uma constante em todos os lugares que vou.
Fato é que quem assiste ou lê apenas um jornal (ou vários de mesma corrente ideológica), às vezes tá pior informado do que quem nao lê nenhum!

Nenhum comentário: