sábado, 29 de novembro de 2008

Participaçao popular

Já escrevi um pouco sobre isso por aqui, mas agora, após algumas vivencias, conversas e materiais posso escrever um pouco mais.
O comitê de saúde é uma organizaçao popular para apoiar as atividades em saúde, particularmente do Barrio Adentro, em cada uma das comunidades. Entenda-se aqui por comunidade determinado adensamento populacional, urbano ou rural, que possuem algum ponto de identificaçao em comum (a história da ocupaçao da área, um território comum etc). Cada consultório popular pode atender a uma ou a várias comunidades a depender do tamanho das mesmas.
Os membros sao eleitos pelos moradores da regiao ou simplesmente sao reconhecidos por seus trabalhos junto a saúde. Isso vai depender do nível de organizaçao que cada regiao tem, visto que a participaçao popular tem sido muito incentivada, entre outras coisas através da criaçao dos Conselhos Comunais.


Estes conselhos devem articular as organizaçoes sociais presentes em cada comunidade e promover a criaçao de novas onde se faça necessário; elaborar um plano de trabalho para abordar os problemas da comunidade e resolve-los quando é possível com seus próprios recursos; analisar os recursos materiais e humanos da regiao e trabalhar com os vizinhos para resolver os problemas da comunidade. Os membros devem ser eleitos em assembléias populares e se dividem em órgao executivo, unidade de gestao e unidade de controle social. Existe também a figura do vocero ou vocera, sao a voz da comunidade, nao tem funçao de representar tao pouco de tomar decisoes, também sao eleitos para cada comite de trabalho. Neste contexto o Comite de Saúde é um dos comitês de trabalho do Conselho Comunal.


O Comite de Saúde vai exercer o controle social sobre as políticas de saúde. Controle social aqui deve ser entendido como o controle direto da sociedade sobre as políticas e açoes do Estado. Vai influenciar na destinaçao de recursos e na formulaçao das políticas para a saúde. Também auxiliam no desenvolvimento de projetos do consultório popular junto a comunidade.
Essa última funçao é importante e vejo muito presente em quase todas as comunidades que conheci neste mês. Parece-me também muito distinto da forma como os conselhos de saúde brasileiros têm atuado ultimamente. Infelizmente muitos de nossos conselhos estao em uma maré ruim, sendo tomados mais por interesses partidários do que pela real defesa de uma saúde pública, equanime e de qualidade. Foi com muita tristeza que nos últimos dois anos vi muitos conselhos tomando posturas de disputas e sendo muito pouco parceiros das equipes de saúde. Vi também muitos trabalhos em equipe muito belos, mas aqui estou presenciando isso com muito mais frequência e disposiçao.


Por aqui o trabalho com estes comitês está muito relacionado a cursos que sao ministrados aos membros interessados. Tem-se identificado que esses trabalhos, além de tudo, estao incentivando as pessoas a retornarem aos estudos, muitos desses membros de comitês estao buscando profissionalizaçoes na área da saúde.
Alguns dos dilemas que se enfrentam por aqui sao muito parecidos com os que enfrentamos no Brasil. O quanto a institucionalizaçao destes movimentos sociais, apesar de promover a inclusao, a participaçao e a organizaçao popular nao lhes tira um pouco de suas características primeiras, reivindicatórias? O quanto essa institucionalizaçao nao pode transformar esses espaços em espaços de franca disputa de poder entre os vizinhos? E como fazer a relaçao destes espaços com os movimentos partidários em que as pessoas também se inserem paralelamente (e às vezes por causa da instigaçao provocada pela luta popular)? Como fazer com que no meio disso tudo a autonomia desses conselhos sejam preservadas?
Além disso existem as confrontaçoes paradigmáticas. Se propoe a promoçao e a prevençao, entretanto, muitos dos que compoem estes comites ainda a vê a saúde exclusivamente em seu aspecto curativo nao compreendendo a forma de trabalho que é proposta. Algumas vezes, ainda existe até mesmo a dificuldade de assumir a saúde como um direito e, sendo direito, devendo ser provida pelo Estado.


Bem, por hora já temos bastante coisa. Posteriormente escreverei sobre a aula de gestao que me foi dada em um CDI, ontem (sexta, 28/11). Um trabalho de dedicaçao e compromisso com a populaçao.


Ontem também foi dia de tomar cerveja com os amigos de San Juan de los Morros e bailar a música llaneira! Agradeço muito a hospitalidade de todos vocês! Espero nao perder contato.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Primeiro, tenho que dizer, estou muito mobilizado emocionalmente pelo que está acontecendo em Santa Catarina (estado al sur de Brasil). Às vezes tenho gana de largar tudo por aqui e ir dar mais dois braços por lá, mas tenho contido esses impulsos.

Hoje estou com muitas coisas na cabeça e com alguma de dificuldade para escrever, particularmente para dar títulos.

Foi muito boa uma volta de dei por um bairro carente aqui da cidade. Acompanhava uma médica que estava fazendo visitas domiciliares a pacientes com exames de citologia oncótica de colo uterino indicado algum desenvolvimento (desarollo) de carcinoma. A enfermeira que lhe ajuda contabiliza mais de 300 exames realizados no espaço de pouco mais de um mês. Muitos deles alterados, a maioria por gardnerella ou leucocitose, mas alguns tantos indicando carcinoma in situ.
Assusta-me a quantidade de criadouros de dengue Aedes que vou encontrando no caminho. Dizem que dengue nao é um problema por aqui. Certo é que um ano de severa epidemia te deixa um pouco neurótico.

Dentro do Barrio Adentro, devido aos altos indíces de morbimortalidade por cancer uterino, criou-se programas específicos de identifcaçao precoce das alteraçoes in situ. Os programas foram criados no Estados de Miranda, Caracas e Guarico, contando com pessoal específico para a realizaçao da coleta de amostras. Aos casos com gravidade superior a NIC II é oferecido biópsia (com resultado em até 1 dia) e tratamento em Cuba. Garante-se também o transporte do paciente e de um acompanhante. Disse-se que as filas (colas) para realizar o tratamento desse tipo de patologia por aqui estao grandes, particularmente nesta época do ano (de férias e feriados - vacaciones). O tratamento privado também é difícil, com filas e com preços que chegam a 42.000 (R$/BsF$) para realizar uma histerectomia, segundo fontes. A soluçao é interessante, provavelmente temporária, pois o mais interessante e barato é, obviamente, que os pacientes realizem esse procedimento por aqui mesmo. Vejo aqui de novo aquele problema na integraçao das estruturas ditas tradicionais e a proposta Barrio Adentro.
A reaçao a tudo isso é bastante distinta. Uma paciente parece fugir da gente, nao conseguimos encontra-la em nenhum lugar. Sempre chegamos um pouco depois dela ter saído. Depois, por uma mensagem de texto de celular somos avisados que ela tentará se tratar em alguma instituiçao privada. Parece o caso da pessoa que na acredita na soluçao proposta. Outra parece um pouco assustada com o que lhe está ocorrendo, mas aceita a oferta. Talvez já na segunda esteja indo para Cuba.

Bloqueio mental. Fico por aqui por agora. Quem sabe amanha tem mais...

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Em San Juan de los Morros

Cheguei aqui em San Juan de los Morros de manha. Rapidamente fomos ao trabalho.
Depois das recepçoes e apresentaçoes saio com os companheiros cubanos para uma volta pela cidade parando em alguns serviços do Barrio Adentro.

CDI
Este CDI já está em funcionamento há 2 anos. Mantém uma grande afluencia de pacientes, sobretudo no pronto atendimento. Está equipado com 4 leitos de observaçao e 2 de terapia intensiva, com respiradores, bomba de infusao, drogas vasoativas e tudo o mais para dar alta resolutividade ao atendimento. O consultório de oftalmologia tem atendimento principalmente casos de pterígio, catarata e alteraçoes de refraçao. Ao médico que realiza as ecografias (abdominal, mamária, obstétrica, transvaginal etc) chama a atençao a quantidade de casos de litíases, tanto renal quanto biliar, além da quantidade de gravidezes (embarazos) na adolescência. Na endoscopia os casos mais comuns sao os de gastrite. Aqui têm uma limitaçao por nao realizarem coleta de amostras para anatamopatologico. A lavagem (com água e detergente) e esterilizaçao (em soluçao de isoniacida, por tempo a depender da criticidade avaliada) dos equipamentos é feita ali mesmo.
O serviço nao parece estar sofrendo depreciaçao do tempo, parece estar sendo realizada uma boa manutençao. Esse mesmo aspecto observo no SRI.

SRI
Novamente encontro um belíssimo serviço de reabilitaçao. Sem dúvida deveria servir de modelo ao Brasil. A reabilitaçao é um serviço caro, tanto pelos equipamentos e estrutura que requer quanto pela equipe interdisciplinar especializada necessária, entretanto é insdipensável se considerarmos o quanto aumenta a qualidade de vida dos usuários e a eficiência na reincorporaçao às atividades laborais, aumentando os anos de vida economicamente produtivos da populaçao. Quantas pessoas nao conhecemos que por falta de uma atividade de reabilitaçao adequadas tem uma vida cada vez mais depreciada por debilidades motoras ou neurológicas adquiridas seja por acidentes, por doenças ou pela própria exploraçao de suas forças de trabalho.
Aqui sao atendidos aproximadamente 100 pessoas por dia. Cada novo paciente incorporado ao serviço passa por uma consulta de avaliaçao com a fisiatra para realizar um planejamento de seu tratamento, após cada ciclo de 10 sessoes é reavaliado quanto a necessidade de continuaçao ou alta.

Clinica Odontologica
Uma clínica com 5 cadeiras, contando com odontólogos cubanos e venezuelanos. Carece de pessoal de formaçao secundaria (técnicos e auxiliares de consultório dentário) para auxiliar no trabalho, mas conta com sobra de disposiçao dos dentistas que ali trabalham. Neste estado ainda nao há serviços de próteses e assistencias de complexidade secundária precisam ser encaminhadas. É um prédio bonito por dentro, aparentemente da primeira metade do século XX.

Óptica

Outro interessante serviço. Depois de serem diagnósticados em um consultório oftalmológico, os pacientes com alteraçoes de refraçao sao encaminhados para cá. Uma nova avaliaçao da refraçao é realizada, o paciente escolhe a armaçao (moldura) e os óculos (lentes) sao feitos na hora. Todo material utilizado vem de Cuba.

Consultorio Popular
Passamos também por um consultório popular, um módulo, um pouco maior que os outros que já visitei. Este atende a uma populaçao de mais de 3000 habitantes, mas conta com uma equipe de 1 médica, 2 residentes de Medicina General y Integral, 1 enfermera, 1 defensora de saúde e 1 vacinadora. No momento que passemos por ali já era hora do almoço, estava vazio, quase todos já tinham ido almoçar, pois de tarde iriam para terreno e nao teriam mais pacientes no consultorio.

Guarico
O Estado tem cerca de 700.000 habitantes, contando atualmente com 18 CDI e 19 SRI. 1 SRI e 1 CAT estao em fase de conclusao e logo devem entrar em operaçao e outro CAT esta em construçao. A capital, San Juan de los Morros tem 30 consultório populares, 2 CDI e 2 SRI, para uma populaçao de cerca de 70.000 habitantes.
Os casos nao resolvidos aqui sao encaminhados para a clínica popular em Mariara, estado de Carabobo, assim como as cirurgias oftalmológicas. Todavía, o máximo que seja possível é resolvido por aqui mesmo, inclusive pré e pós operatório, assim o paciente chega em Mariara diretamente para a consulta ou cirurgia.

San Juan de los Morros
É uma cidade pequena, mas muito movimentada. Nao perde o padrao venezuelano de grande intensidade de tráfico. Talvez aqui tenha bastante a influencia das ruas um pouco mais estreitas. A cidade fica em torno de rios, entre morros, arrisco a dizer que em um vale! Sao morros belissimos, forrados por gramíneas muito verdes! Na foto podem ver um dos chamados monumentos naturais, é o Morro de San Juan (se nao me engano).
Hoje mesmo já consegui visitar um ponto turístico da cidade, de onde tirei as outras fotos. É a estátua de San Juan Bauptista. Este tem 19 m de altura, construída em 1935, em concreto armado. Na praça onde está construído jovens namoram, alguns prédios públicos e escolas envoltam garantem a clientela de carrinhos de sorvete (helado), chucherias (como chamam por aqui aquelas porcariazinhas doces e slagados muito boas de comer) e de chicha (uma bebida doce típica muito boa feita com leite e coco! Delícia!). Vou parar por aqui porque estou um pouco longe do hotel. Na verdade, preciso reecontra-lo! :-P

domingo, 23 de novembro de 2008

Fim de semana

Sábado - 22/11
Uma noite muito divertida! Brincadeiras com bola com os amigos Francisco, Olga e Camilo! Tudo isso no parque Cardenalito, que fica bem na entrada de Barquisimeto. As fotos que apresento sao deste dia. Obviamente depois das brincadeiras, por isso estou tao molhado. Ah! Sobre o cabelo, aos brasileiros que já nao tem recordaçoes minhas com cabelo tao curto, tive um desentendimento com o cabelereiro (peluquero), talvez linguístico, fato foi que dos dois dedos que queria que cortasse, no final das contas cortou uns 5! Nao me agrada, mas já acostumei.
Sim, nas fotos estou enfrente aos três monumentos do parque: o nome da cidade onde: "Dicese que eso dice Barquisimeto!" hehehe; uma tinaja gigante, artesanato típico de Lara; e um cuatro gigante, instrumento musical de 4 cordas para representar a vocaçao musical da cidade. Ah! O desenho na tinaha é um Cardenal, ave considerada símbolo da cidade (e que dá nome para o parque, para o principal tima de baisebol etc).

Domingo - 23/11

Dia de eleiçoes regionais. Foram eleitos prefeitos, governadores estaduais e legisladores. Um processo eleitoral sem dúvida tranquilo. Tenho cá minha críticas quando levo em compraçao com o que temos no Brasil, mas temos que levar em consideraçao que sao estruturas bastante diferentes. Uma delas, talvez a principal, é que aqui o voto nao é obrigatório. Nao tenho opiniao bem formada a respeito da obrigatoriedade do voto (que passa de direito a dever), mas sem dúvida isso muda a forma de organizar as coisas.
O partido socialista ganhou a maior parte dos estados, os partidos de oposiçao ganharam alguns estados importantes e populosos. Para mim reforça a nao existencia de regime ditatorial por aqui, como a mídia brasileira veiculou tanto. Passando por alguns sites de notícias vejo que alguns noticiaram com mais imparcialidade e distância, outros, como a Globo, colocam como um duro golpe a Chavez e começam a "chutar cachorro morto". Nao querem despregar a idéia de regime autoritário de forma nenhuma, assim, depois de noticiar tudo colocam como isso abre espaço para que Chavez tente medidas para se manter na presidência e coisas assim, levantando coisas ocorridas há 2 anos. Para mim, depois desse processo, fica claro que se a populaçao nao quiser mais o presidente as urnas dirao. Certo que esse nao querer a Chavez parece distante, visto que a admiraçao por ele é uma constante em todos os lugares que vou.
Fato é que quem assiste ou lê apenas um jornal (ou vários de mesma corrente ideológica), às vezes tá pior informado do que quem nao lê nenhum!