terça-feira, 25 de novembro de 2008

Em San Juan de los Morros

Cheguei aqui em San Juan de los Morros de manha. Rapidamente fomos ao trabalho.
Depois das recepçoes e apresentaçoes saio com os companheiros cubanos para uma volta pela cidade parando em alguns serviços do Barrio Adentro.

CDI
Este CDI já está em funcionamento há 2 anos. Mantém uma grande afluencia de pacientes, sobretudo no pronto atendimento. Está equipado com 4 leitos de observaçao e 2 de terapia intensiva, com respiradores, bomba de infusao, drogas vasoativas e tudo o mais para dar alta resolutividade ao atendimento. O consultório de oftalmologia tem atendimento principalmente casos de pterígio, catarata e alteraçoes de refraçao. Ao médico que realiza as ecografias (abdominal, mamária, obstétrica, transvaginal etc) chama a atençao a quantidade de casos de litíases, tanto renal quanto biliar, além da quantidade de gravidezes (embarazos) na adolescência. Na endoscopia os casos mais comuns sao os de gastrite. Aqui têm uma limitaçao por nao realizarem coleta de amostras para anatamopatologico. A lavagem (com água e detergente) e esterilizaçao (em soluçao de isoniacida, por tempo a depender da criticidade avaliada) dos equipamentos é feita ali mesmo.
O serviço nao parece estar sofrendo depreciaçao do tempo, parece estar sendo realizada uma boa manutençao. Esse mesmo aspecto observo no SRI.

SRI
Novamente encontro um belíssimo serviço de reabilitaçao. Sem dúvida deveria servir de modelo ao Brasil. A reabilitaçao é um serviço caro, tanto pelos equipamentos e estrutura que requer quanto pela equipe interdisciplinar especializada necessária, entretanto é insdipensável se considerarmos o quanto aumenta a qualidade de vida dos usuários e a eficiência na reincorporaçao às atividades laborais, aumentando os anos de vida economicamente produtivos da populaçao. Quantas pessoas nao conhecemos que por falta de uma atividade de reabilitaçao adequadas tem uma vida cada vez mais depreciada por debilidades motoras ou neurológicas adquiridas seja por acidentes, por doenças ou pela própria exploraçao de suas forças de trabalho.
Aqui sao atendidos aproximadamente 100 pessoas por dia. Cada novo paciente incorporado ao serviço passa por uma consulta de avaliaçao com a fisiatra para realizar um planejamento de seu tratamento, após cada ciclo de 10 sessoes é reavaliado quanto a necessidade de continuaçao ou alta.

Clinica Odontologica
Uma clínica com 5 cadeiras, contando com odontólogos cubanos e venezuelanos. Carece de pessoal de formaçao secundaria (técnicos e auxiliares de consultório dentário) para auxiliar no trabalho, mas conta com sobra de disposiçao dos dentistas que ali trabalham. Neste estado ainda nao há serviços de próteses e assistencias de complexidade secundária precisam ser encaminhadas. É um prédio bonito por dentro, aparentemente da primeira metade do século XX.

Óptica

Outro interessante serviço. Depois de serem diagnósticados em um consultório oftalmológico, os pacientes com alteraçoes de refraçao sao encaminhados para cá. Uma nova avaliaçao da refraçao é realizada, o paciente escolhe a armaçao (moldura) e os óculos (lentes) sao feitos na hora. Todo material utilizado vem de Cuba.

Consultorio Popular
Passamos também por um consultório popular, um módulo, um pouco maior que os outros que já visitei. Este atende a uma populaçao de mais de 3000 habitantes, mas conta com uma equipe de 1 médica, 2 residentes de Medicina General y Integral, 1 enfermera, 1 defensora de saúde e 1 vacinadora. No momento que passemos por ali já era hora do almoço, estava vazio, quase todos já tinham ido almoçar, pois de tarde iriam para terreno e nao teriam mais pacientes no consultorio.

Guarico
O Estado tem cerca de 700.000 habitantes, contando atualmente com 18 CDI e 19 SRI. 1 SRI e 1 CAT estao em fase de conclusao e logo devem entrar em operaçao e outro CAT esta em construçao. A capital, San Juan de los Morros tem 30 consultório populares, 2 CDI e 2 SRI, para uma populaçao de cerca de 70.000 habitantes.
Os casos nao resolvidos aqui sao encaminhados para a clínica popular em Mariara, estado de Carabobo, assim como as cirurgias oftalmológicas. Todavía, o máximo que seja possível é resolvido por aqui mesmo, inclusive pré e pós operatório, assim o paciente chega em Mariara diretamente para a consulta ou cirurgia.

San Juan de los Morros
É uma cidade pequena, mas muito movimentada. Nao perde o padrao venezuelano de grande intensidade de tráfico. Talvez aqui tenha bastante a influencia das ruas um pouco mais estreitas. A cidade fica em torno de rios, entre morros, arrisco a dizer que em um vale! Sao morros belissimos, forrados por gramíneas muito verdes! Na foto podem ver um dos chamados monumentos naturais, é o Morro de San Juan (se nao me engano).
Hoje mesmo já consegui visitar um ponto turístico da cidade, de onde tirei as outras fotos. É a estátua de San Juan Bauptista. Este tem 19 m de altura, construída em 1935, em concreto armado. Na praça onde está construído jovens namoram, alguns prédios públicos e escolas envoltam garantem a clientela de carrinhos de sorvete (helado), chucherias (como chamam por aqui aquelas porcariazinhas doces e slagados muito boas de comer) e de chicha (uma bebida doce típica muito boa feita com leite e coco! Delícia!). Vou parar por aqui porque estou um pouco longe do hotel. Na verdade, preciso reecontra-lo! :-P

Nenhum comentário: