sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Sexta-feira (viernes)

Mala Suerte

Má sorte hoje. Os companheiros da regional de saúde "esqueceram" que iriam levar-me a um consultório popular na periferia da cidade hoje. Nao lhes tiro alguma razao, estao um tanto atribulados com eleiçoes municipais e estaduais, além da troca da coordenaçao, auditoria e relatórios de gestao. Paciência... em trabalhos como esse estamos sujeitos a esse tipo de coisa.

Fui tentar aproveitar a manha livre para visitar a Catedral de Barquisimeto. Má sorte de novo. Por incrível que pareça, estava fechada! Definitivamente tenho tido pouca sorte com os passeios. De certo que a qualquer momento essa sorte muda.

Programas

Na estrutura tradicional do Ministério da Saúde existe o eixo de programas de saúde. Trabalhando com epidemiologia, destina-se a dar mais visibilidade para os principais problemas de saúde da populaçao, traçando açoes de prevençao e promoçao de saúde que impacte neste indicadores. É normativo, regrado pelo ministério, ainda que com possibilidade de adaptaçoes regionais. Estabelece normas para promoçao, prevençao, diagnóstico, tratamento e acompanhamento com foco na atençao primaria e secundaria. Na minha opiniao um tanto prescritivo demais quanto às formas com que cada um leva sua vida.
A cada ano é realizado um plano de trabalho. Devem ser realizadas prestaçoes de contas, de formas diferentes, mensais, trimestrais e semestrais. A diretoria estadual realiza supervisao sobre os coordenadores municipais quanto a esses indicadores. A avaliaçao detalhada dos programas e das metas planejadas é realizada semestralmente e readequa as metas conforme os resultados já alcançados. Um problema apontado é que existem diversos serviços de saúde, com comandos diferentes. Sao serviços do ministério da saúde, do Barrio Adentro (apontado como tendo linha paralela novamente), ministério do trabalho, forças armadas, seguridade social etc. Para isso está em trâmite projeto de lei que unifica tudo em um sistema público único de saúde.

Os programas agrupam-se em projetos.
  • Proyecto Madre:
  1. Programa de Lactancia Materna;
  2. Niños y niñas;
  3. Adolescentes;
  4. Salud Sexual y Reproductiva.
  • Proyecto CAREMT:
  1. Programa Cardiovascular;
  2. Endocrinometabolicas;
  3. Renal;
  4. Cancer;
  5. Tabaco.
  • Proyecto Salud Segura:
  1. HIV/SIDA y ITS (doenças sexualmente transmissíveis);
  2. Tuberculose;
  3. Sangre segura;
  • Proyecto Comunidad Segura y Vida Plena:
  1. Discapacidad;
  2. Accidentes y hechos violentos;
  3. Drogas y Alcohol;
  4. Protesis, Ortesis y Osteosintesis;
  5. Salud Mental.
  • Proyecto Atenciones Especiales:
  1. Fibrosis quistica;
  2. Salud Bucal;
  3. Salud Visual;
  4. Enfermedades Reumaticas;
  5. Transplantes.

Durante o ano de 2008 deu-se maior enfoque para o Proyecto Madre.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Na zona rural... um consultório

Depois de algum tempo de espera e um longo caminho, chegamos. É um consultório popular em zona rural. Rua de terra casas simples em pequenos aglomerados.
A sala de espera está cheia. Idosos, adultos e crianças. Na maior parte mulheres e crianças pequenas. Pequenas e vivazes, apesar de uma ou outra enfermidade, brincam e correm de um lado para outro.

Sou apresentado à equipe: 1 auxiliar de enfermagem e 1 médico. Este, extremamente solícito, pára seus atendimentos e explica-me tudo o que faz por ali. Em termos organizacionais é muito semelhante ao consultório que fui no começo da semana. A populçao atendida é bem maior. A área de referência seria apenas aquela comunidade, cerca de 250 famílias, mas 5 comunidades cercanas também acessam este consultório. A equipe adotou as outras comunidades, desdobrando-se para fazer as visitas domiciliares nestas outras comunidades também.
Dedicaçao e desdobramento sao as palavras para esse médico. O mesmo nao pára nem mesmo para almoçar. Deveria atender apenas até a 1 horas, mas segue por mais quantas horas sejam necessárias.
Por ali existe dificuldade com o envolvimento da comunidade. Como nao existem profissionais específicos para isso, seriam os voluntários que fariam, acabam tendo dificuldades como quesitos como a faxina do ambiente. Mesmo assim, a situaçao segue sob controle.
As crianças me olham com curiosidade. Talvez seja por causa da barba. De fato, pela rua, nao vi homens de barba por aqui ainda...

Os pacientes que estao na espera querem saber de mim. O que faço ali? Vou ficar? Quem sou eu? Enfim, as perguntas de praxe. Isso desenlaça uma boa conversa. Este consultório popular já existe há mais de 20 anos. Anteriormente era um ambulatório rural, aparentemente de tipo I. Por muito tempo ficaram sem médico algum por ali, a assistência era prestada por um profissional de enfermagem. Todavia, chegaram a ficar 2 anos com o serviço fechado por total ausência de profissionais. Há cerca de 5 anos chegaram os médicos cubanos. Relatam que a presença deles foi muito benvinda e ajudou muito à comunidade! Falam com saudades e alegria da presença deste profissionais por ali. Há pouco tempo um CDI foi construído em outra comunidade próxima dali, estes médicos cubanos foram para lá e no seu lugar chegou este companheiro venezuelano.

Este por sua vez, era um cirurgiao formado já há algum tempo, topou o projeto e fez sua especializaçao em Medicina Geral e Integral (como já mencionado, programa que veio com o Barrio Adentro), indo trabalhar nesta comunidade após formado. Parece-me que está muito satisfeito, pelo menos é o que deduzo de sua dedicaçao ao atender seus pacientes. Chama-me a atençao a prescriçao de medicamentos fitoterápicos. Ótimo. Sem dúvido um belo trabalho.


Claro que tem lá seus problemas. A populaçao atendida é muito grande para aquela equipe. Apesar de todo gosto no trabalho, em algum momento deve levar os trabalhadores a um esgotamento. Em alguns momentos já dificulta a realizaçao de visitas domiciliares. Necessita de mais condiçoes estruturais, de pessoal e de mais apoio ativo da comunidade. Caso continue nessa situaçao, em momento ou outro necessitará de agendamento mais sistemático dos pacientes.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Barrio Adentro II

O Barrio Adentro II está composto pelos Centros de Diagnóstico Integral (CDI), Salas de Reabilitaçao Integral (SRI) e Centros de Alta Tecnologia - CAT (que às vezes também sao considerados do Barrio Adentro III). Conjuntamente com a rede ambulatorial urbana tipo II e III conformam o nível secundário de atençao à saúde.

CDI e SRI sao construídos em conjunto. O primeiro conta com emergência 24h, suporte básico e avançado de vida, observaçao, terapia intensiva, R-X simples, endoscopia digestiva, ultrassom, eletrocardiograma, laboratório (análise hematológica básica, perfis lipídico, renal e hepático) e atençao oftalmológica. Alguns também podem contar com centro cirúrgico ambulatorial. As SRI fazem todo tipo de reabilitaçao: motora, de enfermidades osteomusculares e crônico-degenerativas, neurológica etc; para isso conta com sala equipe com os diversos equipamentos para fortalecimento muscular, salas para termo, eletro, magnetoterapia e hidroterapia, além dos serviços de terapia ocupacional, medicina tradicional e natural (acupuntura, eletropuntura, moxaterapia etc), foniatria, podologia (para pé diabético etc) e fisiatria.
Os CAT contam com tomografia, ressonancia magnética, R-X, mamografia, densitometria óssea, ecocardiograma, exames endoscópicos e exames laboratoriais especializados (bioquímica e hematologia completos, marcadores tumorais, dosagens hormonais, análises urinárias e fecais).

Tudo isso para dizer que conheci esses serviços hoje. O sentimento final resume-se a "impressionado".

CDI
Foram extremamente solícitos ao receber-me. A maior parte da equipe é composta por médicos e enfermeiros cubanos. Faltou-me questionar um pouco mais sobre a equipe, mas na emergência contam um com 1 médico na terapia intensiva (4 leitos) e 2 médicos para observaçao (6 leitos) e pronto atendimento durante o dia, à noite sao 2 no total, sao 2 enfermeiras tanto no plantao diruno quanto no noturno. A escala é desenhada de uma forma que eu simplesmente nao consegui esquematizar! Nunca tinha visto esse desenho, fazem plantoes de 12h rodiziando entre noturno e diurno, trabalhando de 48h a 60h por semana (aparentemente). Aí já temos um ponto importante: apesar de eu questionar a operatividade dessa escala, ela mostra que a equipe trabalha em apenas um serviço. Parece-me uma questao de vinculo muito importante.
Os principais usuários da emergencia/terapia intensiva sao vitimas de causas externas, doenças infecciosas (particularmente pneumonias) e diabetes descompensado. Tem ampla capacidade resolutiva, contando, inclusive com a possibilidade de uso de trombolíticos.
O serviço é bastante movimentado, pacientes e trabalhadores repartem quase todos os espaços. Existem fluxos bem estabelecidos para coisas como esterilizaçao e lavanderia (apesar da lavanderia nao ser de barreira e de ter ficado em dúvida sobre o material que usam para imersao e lavagem do instrumental de endoscopia).
Algumas pessoas escutam que estou por ali. Escutam as apresentaçoes aos trabalhadores em cada uma das salas que passamos para que eu conheça. Logo chega alguém do Comitê de Saúde, trabalho voluntário para ajudar a organizar o serviço e aproximar a populaçao dos trabalhadores. Chega muito feliz com visita, disposta a acompanhar a visita, mas com outros afazeres. Relata como a implantaçao do serviço foi muito importante para a populaçao de regiao.
Ponto importante, para poucas coisas existe agendamento. Todo mundo que chega com uma solicitaçao de qualquer médico (da área adscrita ou nao, público ou privado) é atendido no mesmo dia. Se é necessário agendamento o mesmo nao passa de 5 dias. Os cubanos acham muito extranho quando digo que nossas filas sao de meses (por exemplo, 14 meses para endoscopia) para varias das coisas que estao fazendo ali, sejamos justos em dizer que para algumas especialidades ou para exames laboratoriais nao há fila. Ainda em relaçao aos prazos, como os exames sao feitos ali mesmo e o laudo dado pelo mesmo profissional que está executando-o, os resultados costumam ser liberados no dia seguinte.

SRI
Mais do que espantado! O serviço é bonito! Muito movimento, cheio de pacientes. Sao atendidos por volta de 100 por dia. Para todos os procedimentos é solicitado um acompanhante, para que, junto com o paciente, possam aprender os exercícios que deverao ser reproduzidos em casa. Equipamentos novos, estrutura bem conservada.
Aqui também sao atendidas todas as pessoas que chegam com um encaminhamento, no mesmo dia. O tratamento pode ser iniciado no mesmo dia, quando nao o é, na maior parte das vezes é por condiçoes do próprio paciente.

Nota: O Estado de Lara tem uma populaçao de 1.8 milhao de habitantes e já conta com 29 serviços de cada um desses espalhados pelo estado. Dos que estao na capital, Barquisimeto, muitos estao instalados nas periferias. Descentralizaçao dos serviços.

CAT
Quem me apresenta o serviço é um médico. Acabo nao conversando muito com ele sobre questoes como fluxos, esterilizaçao, lavanderia etc.
O laboratório, completamente automatizado, faz cerca de 1500 investigaçoes diariamente. A tomografia, de 64 canais (altíssima tecnologia) funciona a capacidade máxima ou quase, sao 100 exames diários, os resultados laudados sao entregues em CD, em no máximo 1 semana. A ressonancia magnética opera também a beira da capacidade máxima, fazendo cerca de 20 exames por dia.
O serviço é fabuloso, mas aqui conta com um problema. Operar na capacidade máxima diminui a vida útil dos equipamentos. Em compensaçao, conta com uma equipe de 5 engenheiros clínicos, treinados pelos fabricantes dos equipamentos, para realizar a manutençao preventiva (com um cronograma bem ordenado para as mesmas) e de reparaçao. O Brasil tem muito o que avançar na formaçao e na contrataçao desse tipo de profissional!
Quase todos os serviços atendem os pacientes no mesmo dia em que chegam com encaminhamento. Se ultrapassa a capacidade operativa, o paciente é agendado para o dia seguinte. A ressonância magnética agenda para 1 semana e os exames endoscópicos sao agendados, se necessário, para segunda e terça para realizar consulta de avaliaçao e preparaçao do paciente.
Uma classificaçao para prioridade de atendimento é feita pela recepçao segundo idade, condiçao de saúde e patologia pela qual foi encaminhado. Quando possível também é dada certa prioridade para quem é de fora da cidade.
No momento existe apenas 1 serviço deste no estado, que fica na capital, mas outro, em cidade mais interiorana está quase pronto para funcionar.

Discussao
Ao notarem meu espanto com a ausencia de lista de espera justificam-se dizendo que tudo baseia-se na atençao primaria. De tal forma é, que até 95% dos casos sao resolvidos nos consultórios populares. Entendem sua presença como aumentando a resolutividade dos serviços de atençao primaria, com a consciência de que do contrário hospitais estariam sobrecarregados.
Noto a forte tendência a descentralizaçao desses tipos de serviços. Tendência contrária do que operamos em Campinas, ou pelo menos do que pôde ser visto nas apresentaçoes ao Conselho Municipal de Saúde sobre a Política Municipal de Atençao à Saúde do Idoso (centralizadora e fragmentadora do cuidado! e por algum motivo mania, o próximo é o Centro de Atençao à Saúde da Mulher, deste nao posso falar porque pouco conheço, mas é a tendêcia a centralizaçao e fragmentaçao!).
Atençao aos desavisados. Estamos falando de um serviço público, portanto, totalmente gratuito!

Cubanos
A opiniao unanime dos venezuelanos que já trabalharam com eles é de que, indubitavelmente, trabalham MUITO! Sao relatos da tranquilidade com que trabalham até mais de 12 horas por dia, inclusive fins de semana se considerarem necessário. Nao é à toa que os equipamentos do CAT sao usados ao maximo!
Perguntei mais detalhadamente para um deles sobre como e porque vem parar aqui. Disse-se que o governo divulga e os interessados que prontificam-se sao enviados para as missoes relatadas. Agem pelos princípio socialistas do internacionalismo e da solidariedade aos outros povos. Em momento algum sao obrigados. Seu salário é pago pelo governo cubano e a grande recompensa, ao voltarem, é a valoraçao moral. Existe um tempo máximo para ficarem em cada missao, 5 anos. Também nao se pode dizer que vao atrás de melhores condiçoes de vida. A maior parte deles veio para trabalhar nas periferias e zonas rurais da Venezuela, lugares muito pobres. Esta pessoa com quem converso conta de missao em que foi para Angola nos fins da década de 70. Outro relata, espontaneamente, sobre sua ida ao Vietna. Nao conheço esses paises, mas duvido muito que se viva melhor lá do que em Cuba.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Fim de Semana e Consultório Popular

Reunioes e Arepas!

Sábado (08/11) foi um dia de reunioes. Duas, bastante produtivas. Uma tratava-se do primeiro desdobramento do XVII Encontro de Saúde de Trabalhadores (do qual participei no outro fim de semana), a articulaçao da parte venezuelana da Escola Continental de Saúde do Trabalhador.
De tarde foi a reuniao da comissao organizadora deste mesmo evento, tratando de avalia-lo.

De noite, a pedido de Fátima, regalamo-nos com um jantar de arepas! Como se nao bastasse aulas foram dadas por Francisco e Olga! Coitados! Ficaram com medo que as arepas feitas no Brasil manchassem no nome da cozinha venezuelana! Nao sao difíceis de fazer. Na verdade, a massa é bastante simples: para cada xícara (taza) de farinha de milho (maíz), um colherinha de sal e uma xícara e mais um pouco de água (até dar o ponto). O negócio é saber dar forma e fazer um bom recheio, que pode ser praticamente qualquer coisa. Espetacular recheio de atum do companheiro Francisco!

Claro! Nao posso deixar de falar que tudo foi regado com um delicioso rum venezuelano! Sim! Os runs daqui sao muito bons!!!
Também nao posso deixar de fazer uma broma com a companheira Fátima... Nao tenha medo da massa!!! :-P

Domingo

Depois de um bom almoço fomos acompanhar Fátima no aeroporto. Em seguida fazer algum passeio. Nao tivemos sorte. Primeiro tentamos ver o por do sol em um restaurante no alto de um prédio. Diz que tem um maravilhoso horizonte e Barquisimeto é nacionalmente reconhecida por seus pores-de-sol. Fechado. Ficamos um pouco na Praça Bolívar, logo ao lado. Por ali estao as construçoes mais antigas da cidade. Pouco foi preservado, mas esse pouco é realmente antigo. Leve-se em conta que a cidade tem mais de 450 anos! Em volta da praça estao a prefeitura (alcadia), a casa de Eustáquio Gomez, a Igreja de Nossa Senhora da Conceiçao e o Palácio da Justiça.

Eustáquio Gomez foi o irmao de um ditador venezuelano no início do século XX que governou o país por mais de 20 anos. Sua casa está toda conservada e restaurada. Tem arquitetura colonial espanhola, por sua vez de influência árabe. Um jardim no centro com os quartos e outros cômodos em corredores em volta.
Um artesanato tradicional sao as tijaras. Recipientes de barro para armazenar água, que podem conter outro recipiente de barro em cima para realizar a filtragem.

O Palácio da Justiça é adornada por um maravilhoso e enorme vitral, onde estao estampados a imagem mitológica da Justiça, Simón Bolívar e os anos de promulgaçao das constituiçoes venezuelanas. A sua volta estao casas com mais de um século de idade. Eis que na praça a sua frente uma família com dois amigos, divertem-se brincando de esconde!






Segunda - Consultório Popular de Barrio Adentro
Visita a um módulo do Barrio Adentro I. Os módulos sao os consultorios populares para os quais ja foi construida uma estrutura, já que no começo do programa esses consulttórios eram em casas/cômodos cedidos pela comunidade. Nos lugares onde trabalham médicos cubanos também sao construídas habitaçoes para os mesmos, atrás destes consultórios. Existe um processo de substituiçao desses trabalhadores cubanos (que estao retornando para seu país) por venezuelanos, mas ainda há uma proporçao considerável de cubanos.

O trabalho é extremamente organizado e sistematizado! Muito bonito de se ver! As fichas familiares (to levando um exemplar, para inspirar outros materiais no Brasil, sao muito interessantes) sao organizadas por ruas, as individuais transitam entre divisoes de condiçoes de saúde (idade, gravidez, hipertensao, diabates, asma etc), a médica sabe de memória quantas pessoas tem sob cada condiçao! Tudo pára para que a residente de Medicina Geral e Comunitária faça uma discussao com as pessoas que estao na sala de espera. Hoje a discussao foi sobre cancer de mama.
Por falar em sala de espera, um capricho só! Cartazes de prevençao e orientaçao sobre temas diversos, feitos a mao! Muito belos. Em uma das paredes estava o quadro situacional. Neste está a situaçao epidemilógica da populaçao adscrita. Nao é incidencia ou prevalencia, é número de pessoas. As informaçoes passam por morbidades mais prevalentes até classificaçao de risco das famílias. Risco, mas com cara de vulnerabilidade se levar em conta os critérios que usam para essas caracterizaçao, sao características biológicas e de costumes, mas também características psicológicas e sociais.

A pequena casa conta com uma sala para pronto-atendimento, dois consultórios e uma sala para vacinaçao. Além do médico e do residente, na equipe também estao um defensor de saúde (que tem formaçao de auxiliar de enfermagem e, algumas vezes estao fazendo curso de formaçao superior), 3 promotores de saúde e 1 representante do comitê de saúde.

Nesta conformaçao os Promotores de Saúde tem a funçao de fazer visitas domiciliares, conhecer o território, levar as demandas de visitas domiciliares ao médico e auxiliar em algumas atividades no consultório. O Comitê de Saúde tem a funçao de aproximar o médico e a comunidade, discutem os indicadores de saúde e representam a comunidade quanto a reivindicaçoes ou eventos junto ao Ministério da Saúde. Os Defensores de Saúde acompanham o médico em todas as suas atividades, realizando administraçao de medicaçao, afericao de pressao e outras atividades. A aplicaçao de vacinas é feita por enfermeira que rodizia entre os consultórios populares.

Ali também estagiam estudantes a Promotor de Saúde, 4 horas por semana. Todos os outros trabalhadores trabalham integralmente durante o funcionamento do consultório, ou seja, de segundo a sexta, das 8:00 até umas 16:00.
Uma coisa chama radicalmente a atençao, só que recebe para fazer esse trabalho é o médico e o defensor de saúde, os demais trabalham de forma voluntariosa. Mas por quê? Uma das defensoras, que está ali desde o começo (5 anos), responde: "trabajo porque me gusta ayudar la comunidad"
Na organizaçao da contrataçao de pessoal, um objetivo que se tenta alcançar é que todos morem na área que atendem. E isso só nao assim neste ambulatório porque os médicos vivem no setor vizinho (nosso equivalente de bairro, mas menores).

Vamos para as visitas domiciliares. Como esta equipe atende somente 2871 pessoas (420 famílias) andamos com eles cumprimetando todos que estao na rua! Sao recibidos carinhosamente nas 4 casas pelas quais passamos. Casas de situaçoes sociais bem diversas, algumas parecendo ser mais de classe média, média baixa, outras com situaçoes um pouco mais complicadas. Uma delícia!

Ao voltar de lá, passo para combinar a programaçao de amanha e aproveito para fazer um passeio no Zoológico municipal... Um bom passeio! Um parque gostoso!
Na falta de sorte em fazer uma foto do famoso pôr-do-sol, encerro este texto com uma foto do nascer do sol de hoje.