segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Fim de Semana e Consultório Popular

Reunioes e Arepas!

Sábado (08/11) foi um dia de reunioes. Duas, bastante produtivas. Uma tratava-se do primeiro desdobramento do XVII Encontro de Saúde de Trabalhadores (do qual participei no outro fim de semana), a articulaçao da parte venezuelana da Escola Continental de Saúde do Trabalhador.
De tarde foi a reuniao da comissao organizadora deste mesmo evento, tratando de avalia-lo.

De noite, a pedido de Fátima, regalamo-nos com um jantar de arepas! Como se nao bastasse aulas foram dadas por Francisco e Olga! Coitados! Ficaram com medo que as arepas feitas no Brasil manchassem no nome da cozinha venezuelana! Nao sao difíceis de fazer. Na verdade, a massa é bastante simples: para cada xícara (taza) de farinha de milho (maíz), um colherinha de sal e uma xícara e mais um pouco de água (até dar o ponto). O negócio é saber dar forma e fazer um bom recheio, que pode ser praticamente qualquer coisa. Espetacular recheio de atum do companheiro Francisco!

Claro! Nao posso deixar de falar que tudo foi regado com um delicioso rum venezuelano! Sim! Os runs daqui sao muito bons!!!
Também nao posso deixar de fazer uma broma com a companheira Fátima... Nao tenha medo da massa!!! :-P

Domingo

Depois de um bom almoço fomos acompanhar Fátima no aeroporto. Em seguida fazer algum passeio. Nao tivemos sorte. Primeiro tentamos ver o por do sol em um restaurante no alto de um prédio. Diz que tem um maravilhoso horizonte e Barquisimeto é nacionalmente reconhecida por seus pores-de-sol. Fechado. Ficamos um pouco na Praça Bolívar, logo ao lado. Por ali estao as construçoes mais antigas da cidade. Pouco foi preservado, mas esse pouco é realmente antigo. Leve-se em conta que a cidade tem mais de 450 anos! Em volta da praça estao a prefeitura (alcadia), a casa de Eustáquio Gomez, a Igreja de Nossa Senhora da Conceiçao e o Palácio da Justiça.

Eustáquio Gomez foi o irmao de um ditador venezuelano no início do século XX que governou o país por mais de 20 anos. Sua casa está toda conservada e restaurada. Tem arquitetura colonial espanhola, por sua vez de influência árabe. Um jardim no centro com os quartos e outros cômodos em corredores em volta.
Um artesanato tradicional sao as tijaras. Recipientes de barro para armazenar água, que podem conter outro recipiente de barro em cima para realizar a filtragem.

O Palácio da Justiça é adornada por um maravilhoso e enorme vitral, onde estao estampados a imagem mitológica da Justiça, Simón Bolívar e os anos de promulgaçao das constituiçoes venezuelanas. A sua volta estao casas com mais de um século de idade. Eis que na praça a sua frente uma família com dois amigos, divertem-se brincando de esconde!






Segunda - Consultório Popular de Barrio Adentro
Visita a um módulo do Barrio Adentro I. Os módulos sao os consultorios populares para os quais ja foi construida uma estrutura, já que no começo do programa esses consulttórios eram em casas/cômodos cedidos pela comunidade. Nos lugares onde trabalham médicos cubanos também sao construídas habitaçoes para os mesmos, atrás destes consultórios. Existe um processo de substituiçao desses trabalhadores cubanos (que estao retornando para seu país) por venezuelanos, mas ainda há uma proporçao considerável de cubanos.

O trabalho é extremamente organizado e sistematizado! Muito bonito de se ver! As fichas familiares (to levando um exemplar, para inspirar outros materiais no Brasil, sao muito interessantes) sao organizadas por ruas, as individuais transitam entre divisoes de condiçoes de saúde (idade, gravidez, hipertensao, diabates, asma etc), a médica sabe de memória quantas pessoas tem sob cada condiçao! Tudo pára para que a residente de Medicina Geral e Comunitária faça uma discussao com as pessoas que estao na sala de espera. Hoje a discussao foi sobre cancer de mama.
Por falar em sala de espera, um capricho só! Cartazes de prevençao e orientaçao sobre temas diversos, feitos a mao! Muito belos. Em uma das paredes estava o quadro situacional. Neste está a situaçao epidemilógica da populaçao adscrita. Nao é incidencia ou prevalencia, é número de pessoas. As informaçoes passam por morbidades mais prevalentes até classificaçao de risco das famílias. Risco, mas com cara de vulnerabilidade se levar em conta os critérios que usam para essas caracterizaçao, sao características biológicas e de costumes, mas também características psicológicas e sociais.

A pequena casa conta com uma sala para pronto-atendimento, dois consultórios e uma sala para vacinaçao. Além do médico e do residente, na equipe também estao um defensor de saúde (que tem formaçao de auxiliar de enfermagem e, algumas vezes estao fazendo curso de formaçao superior), 3 promotores de saúde e 1 representante do comitê de saúde.

Nesta conformaçao os Promotores de Saúde tem a funçao de fazer visitas domiciliares, conhecer o território, levar as demandas de visitas domiciliares ao médico e auxiliar em algumas atividades no consultório. O Comitê de Saúde tem a funçao de aproximar o médico e a comunidade, discutem os indicadores de saúde e representam a comunidade quanto a reivindicaçoes ou eventos junto ao Ministério da Saúde. Os Defensores de Saúde acompanham o médico em todas as suas atividades, realizando administraçao de medicaçao, afericao de pressao e outras atividades. A aplicaçao de vacinas é feita por enfermeira que rodizia entre os consultórios populares.

Ali também estagiam estudantes a Promotor de Saúde, 4 horas por semana. Todos os outros trabalhadores trabalham integralmente durante o funcionamento do consultório, ou seja, de segundo a sexta, das 8:00 até umas 16:00.
Uma coisa chama radicalmente a atençao, só que recebe para fazer esse trabalho é o médico e o defensor de saúde, os demais trabalham de forma voluntariosa. Mas por quê? Uma das defensoras, que está ali desde o começo (5 anos), responde: "trabajo porque me gusta ayudar la comunidad"
Na organizaçao da contrataçao de pessoal, um objetivo que se tenta alcançar é que todos morem na área que atendem. E isso só nao assim neste ambulatório porque os médicos vivem no setor vizinho (nosso equivalente de bairro, mas menores).

Vamos para as visitas domiciliares. Como esta equipe atende somente 2871 pessoas (420 famílias) andamos com eles cumprimetando todos que estao na rua! Sao recibidos carinhosamente nas 4 casas pelas quais passamos. Casas de situaçoes sociais bem diversas, algumas parecendo ser mais de classe média, média baixa, outras com situaçoes um pouco mais complicadas. Uma delícia!

Ao voltar de lá, passo para combinar a programaçao de amanha e aproveito para fazer um passeio no Zoológico municipal... Um bom passeio! Um parque gostoso!
Na falta de sorte em fazer uma foto do famoso pôr-do-sol, encerro este texto com uma foto do nascer do sol de hoje.

Um comentário:

Anônimo disse...

Legal um brasileiro da geração mouse sem fio descobrir que as tijaras são os nossos filtros de água com um pote em cima do outro. Só não disse que tem uma torneirinha no pote de baixo e uma vela filtrante no de cima.
A Venezuela tem muito a nos ensinar quanto a nós mesmos, além deles é claro. Tô gostando. Heleno (11/nov/08)