sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Sexta-feira (viernes)

Mala Suerte

Má sorte hoje. Os companheiros da regional de saúde "esqueceram" que iriam levar-me a um consultório popular na periferia da cidade hoje. Nao lhes tiro alguma razao, estao um tanto atribulados com eleiçoes municipais e estaduais, além da troca da coordenaçao, auditoria e relatórios de gestao. Paciência... em trabalhos como esse estamos sujeitos a esse tipo de coisa.

Fui tentar aproveitar a manha livre para visitar a Catedral de Barquisimeto. Má sorte de novo. Por incrível que pareça, estava fechada! Definitivamente tenho tido pouca sorte com os passeios. De certo que a qualquer momento essa sorte muda.

Programas

Na estrutura tradicional do Ministério da Saúde existe o eixo de programas de saúde. Trabalhando com epidemiologia, destina-se a dar mais visibilidade para os principais problemas de saúde da populaçao, traçando açoes de prevençao e promoçao de saúde que impacte neste indicadores. É normativo, regrado pelo ministério, ainda que com possibilidade de adaptaçoes regionais. Estabelece normas para promoçao, prevençao, diagnóstico, tratamento e acompanhamento com foco na atençao primaria e secundaria. Na minha opiniao um tanto prescritivo demais quanto às formas com que cada um leva sua vida.
A cada ano é realizado um plano de trabalho. Devem ser realizadas prestaçoes de contas, de formas diferentes, mensais, trimestrais e semestrais. A diretoria estadual realiza supervisao sobre os coordenadores municipais quanto a esses indicadores. A avaliaçao detalhada dos programas e das metas planejadas é realizada semestralmente e readequa as metas conforme os resultados já alcançados. Um problema apontado é que existem diversos serviços de saúde, com comandos diferentes. Sao serviços do ministério da saúde, do Barrio Adentro (apontado como tendo linha paralela novamente), ministério do trabalho, forças armadas, seguridade social etc. Para isso está em trâmite projeto de lei que unifica tudo em um sistema público único de saúde.

Os programas agrupam-se em projetos.
  • Proyecto Madre:
  1. Programa de Lactancia Materna;
  2. Niños y niñas;
  3. Adolescentes;
  4. Salud Sexual y Reproductiva.
  • Proyecto CAREMT:
  1. Programa Cardiovascular;
  2. Endocrinometabolicas;
  3. Renal;
  4. Cancer;
  5. Tabaco.
  • Proyecto Salud Segura:
  1. HIV/SIDA y ITS (doenças sexualmente transmissíveis);
  2. Tuberculose;
  3. Sangre segura;
  • Proyecto Comunidad Segura y Vida Plena:
  1. Discapacidad;
  2. Accidentes y hechos violentos;
  3. Drogas y Alcohol;
  4. Protesis, Ortesis y Osteosintesis;
  5. Salud Mental.
  • Proyecto Atenciones Especiales:
  1. Fibrosis quistica;
  2. Salud Bucal;
  3. Salud Visual;
  4. Enfermedades Reumaticas;
  5. Transplantes.

Durante o ano de 2008 deu-se maior enfoque para o Proyecto Madre.

Nenhum comentário: