quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Barrio Adentro II

O Barrio Adentro II está composto pelos Centros de Diagnóstico Integral (CDI), Salas de Reabilitaçao Integral (SRI) e Centros de Alta Tecnologia - CAT (que às vezes também sao considerados do Barrio Adentro III). Conjuntamente com a rede ambulatorial urbana tipo II e III conformam o nível secundário de atençao à saúde.

CDI e SRI sao construídos em conjunto. O primeiro conta com emergência 24h, suporte básico e avançado de vida, observaçao, terapia intensiva, R-X simples, endoscopia digestiva, ultrassom, eletrocardiograma, laboratório (análise hematológica básica, perfis lipídico, renal e hepático) e atençao oftalmológica. Alguns também podem contar com centro cirúrgico ambulatorial. As SRI fazem todo tipo de reabilitaçao: motora, de enfermidades osteomusculares e crônico-degenerativas, neurológica etc; para isso conta com sala equipe com os diversos equipamentos para fortalecimento muscular, salas para termo, eletro, magnetoterapia e hidroterapia, além dos serviços de terapia ocupacional, medicina tradicional e natural (acupuntura, eletropuntura, moxaterapia etc), foniatria, podologia (para pé diabético etc) e fisiatria.
Os CAT contam com tomografia, ressonancia magnética, R-X, mamografia, densitometria óssea, ecocardiograma, exames endoscópicos e exames laboratoriais especializados (bioquímica e hematologia completos, marcadores tumorais, dosagens hormonais, análises urinárias e fecais).

Tudo isso para dizer que conheci esses serviços hoje. O sentimento final resume-se a "impressionado".

CDI
Foram extremamente solícitos ao receber-me. A maior parte da equipe é composta por médicos e enfermeiros cubanos. Faltou-me questionar um pouco mais sobre a equipe, mas na emergência contam um com 1 médico na terapia intensiva (4 leitos) e 2 médicos para observaçao (6 leitos) e pronto atendimento durante o dia, à noite sao 2 no total, sao 2 enfermeiras tanto no plantao diruno quanto no noturno. A escala é desenhada de uma forma que eu simplesmente nao consegui esquematizar! Nunca tinha visto esse desenho, fazem plantoes de 12h rodiziando entre noturno e diurno, trabalhando de 48h a 60h por semana (aparentemente). Aí já temos um ponto importante: apesar de eu questionar a operatividade dessa escala, ela mostra que a equipe trabalha em apenas um serviço. Parece-me uma questao de vinculo muito importante.
Os principais usuários da emergencia/terapia intensiva sao vitimas de causas externas, doenças infecciosas (particularmente pneumonias) e diabetes descompensado. Tem ampla capacidade resolutiva, contando, inclusive com a possibilidade de uso de trombolíticos.
O serviço é bastante movimentado, pacientes e trabalhadores repartem quase todos os espaços. Existem fluxos bem estabelecidos para coisas como esterilizaçao e lavanderia (apesar da lavanderia nao ser de barreira e de ter ficado em dúvida sobre o material que usam para imersao e lavagem do instrumental de endoscopia).
Algumas pessoas escutam que estou por ali. Escutam as apresentaçoes aos trabalhadores em cada uma das salas que passamos para que eu conheça. Logo chega alguém do Comitê de Saúde, trabalho voluntário para ajudar a organizar o serviço e aproximar a populaçao dos trabalhadores. Chega muito feliz com visita, disposta a acompanhar a visita, mas com outros afazeres. Relata como a implantaçao do serviço foi muito importante para a populaçao de regiao.
Ponto importante, para poucas coisas existe agendamento. Todo mundo que chega com uma solicitaçao de qualquer médico (da área adscrita ou nao, público ou privado) é atendido no mesmo dia. Se é necessário agendamento o mesmo nao passa de 5 dias. Os cubanos acham muito extranho quando digo que nossas filas sao de meses (por exemplo, 14 meses para endoscopia) para varias das coisas que estao fazendo ali, sejamos justos em dizer que para algumas especialidades ou para exames laboratoriais nao há fila. Ainda em relaçao aos prazos, como os exames sao feitos ali mesmo e o laudo dado pelo mesmo profissional que está executando-o, os resultados costumam ser liberados no dia seguinte.

SRI
Mais do que espantado! O serviço é bonito! Muito movimento, cheio de pacientes. Sao atendidos por volta de 100 por dia. Para todos os procedimentos é solicitado um acompanhante, para que, junto com o paciente, possam aprender os exercícios que deverao ser reproduzidos em casa. Equipamentos novos, estrutura bem conservada.
Aqui também sao atendidas todas as pessoas que chegam com um encaminhamento, no mesmo dia. O tratamento pode ser iniciado no mesmo dia, quando nao o é, na maior parte das vezes é por condiçoes do próprio paciente.

Nota: O Estado de Lara tem uma populaçao de 1.8 milhao de habitantes e já conta com 29 serviços de cada um desses espalhados pelo estado. Dos que estao na capital, Barquisimeto, muitos estao instalados nas periferias. Descentralizaçao dos serviços.

CAT
Quem me apresenta o serviço é um médico. Acabo nao conversando muito com ele sobre questoes como fluxos, esterilizaçao, lavanderia etc.
O laboratório, completamente automatizado, faz cerca de 1500 investigaçoes diariamente. A tomografia, de 64 canais (altíssima tecnologia) funciona a capacidade máxima ou quase, sao 100 exames diários, os resultados laudados sao entregues em CD, em no máximo 1 semana. A ressonancia magnética opera também a beira da capacidade máxima, fazendo cerca de 20 exames por dia.
O serviço é fabuloso, mas aqui conta com um problema. Operar na capacidade máxima diminui a vida útil dos equipamentos. Em compensaçao, conta com uma equipe de 5 engenheiros clínicos, treinados pelos fabricantes dos equipamentos, para realizar a manutençao preventiva (com um cronograma bem ordenado para as mesmas) e de reparaçao. O Brasil tem muito o que avançar na formaçao e na contrataçao desse tipo de profissional!
Quase todos os serviços atendem os pacientes no mesmo dia em que chegam com encaminhamento. Se ultrapassa a capacidade operativa, o paciente é agendado para o dia seguinte. A ressonância magnética agenda para 1 semana e os exames endoscópicos sao agendados, se necessário, para segunda e terça para realizar consulta de avaliaçao e preparaçao do paciente.
Uma classificaçao para prioridade de atendimento é feita pela recepçao segundo idade, condiçao de saúde e patologia pela qual foi encaminhado. Quando possível também é dada certa prioridade para quem é de fora da cidade.
No momento existe apenas 1 serviço deste no estado, que fica na capital, mas outro, em cidade mais interiorana está quase pronto para funcionar.

Discussao
Ao notarem meu espanto com a ausencia de lista de espera justificam-se dizendo que tudo baseia-se na atençao primaria. De tal forma é, que até 95% dos casos sao resolvidos nos consultórios populares. Entendem sua presença como aumentando a resolutividade dos serviços de atençao primaria, com a consciência de que do contrário hospitais estariam sobrecarregados.
Noto a forte tendência a descentralizaçao desses tipos de serviços. Tendência contrária do que operamos em Campinas, ou pelo menos do que pôde ser visto nas apresentaçoes ao Conselho Municipal de Saúde sobre a Política Municipal de Atençao à Saúde do Idoso (centralizadora e fragmentadora do cuidado! e por algum motivo mania, o próximo é o Centro de Atençao à Saúde da Mulher, deste nao posso falar porque pouco conheço, mas é a tendêcia a centralizaçao e fragmentaçao!).
Atençao aos desavisados. Estamos falando de um serviço público, portanto, totalmente gratuito!

Cubanos
A opiniao unanime dos venezuelanos que já trabalharam com eles é de que, indubitavelmente, trabalham MUITO! Sao relatos da tranquilidade com que trabalham até mais de 12 horas por dia, inclusive fins de semana se considerarem necessário. Nao é à toa que os equipamentos do CAT sao usados ao maximo!
Perguntei mais detalhadamente para um deles sobre como e porque vem parar aqui. Disse-se que o governo divulga e os interessados que prontificam-se sao enviados para as missoes relatadas. Agem pelos princípio socialistas do internacionalismo e da solidariedade aos outros povos. Em momento algum sao obrigados. Seu salário é pago pelo governo cubano e a grande recompensa, ao voltarem, é a valoraçao moral. Existe um tempo máximo para ficarem em cada missao, 5 anos. Também nao se pode dizer que vao atrás de melhores condiçoes de vida. A maior parte deles veio para trabalhar nas periferias e zonas rurais da Venezuela, lugares muito pobres. Esta pessoa com quem converso conta de missao em que foi para Angola nos fins da década de 70. Outro relata, espontaneamente, sobre sua ida ao Vietna. Nao conheço esses paises, mas duvido muito que se viva melhor lá do que em Cuba.

Nenhum comentário: