terça-feira, 18 de novembro de 2008

Em Yaracuy

Cheguei aqui no Estado Yaracuy na tarde de domingo, 16/11.
Ainda nao conheci muito da cidade em si. Chove muito. A cidade é bem perto da Barquisimeto, mas o clima é bem diferente. Estando entre montanhas próximas, tem chuvas muito mais constantes, de forma que até mesmo o tipo de vegetaçao é bastante diferente. Por aqui se diz que se uma pessoa te pergunta onde fica Yaracuy basta seguir andando, terá encontrado quando estiver chovendo. Estou hospedado em um hotel, em San Felipe, a capital. Aparentemente é uma cidade relativamente pequena, mas nao sei muitos detalhes nao. No momento estou escrevendo a partir de um centro de comunicaçao, ou lan house.

Nestes dois dias estive passando por consultórios populares. Dois deles.

Em um, atende-se 331 famílias, ou 1801 pessoas, além das crianças de uma escola avizinhada. Com orgulho a médica responsável pelo consultório conta-me como capta os pacientes que tornam-se hipertensos com precocidade. Faz seguimento de gestantes e recém-nascidos com frequencia intensa. Os menores de 3 meses, passam por consulta a cada 8 dias. Gestantes de risco, mensalmente. Também faz com mais intensidade visitas domiciliares a pacientes acamados, idosos com restriçao de locomoçao e pacientes de saúde mental. Todas as crianças com menos de 8 dias de nascidas também sao visitadas.
Sente-se muito satisfeita em ter trocado o trabalho com terapia intensiva por este. Atende a todo tipo de pessoa, conseguindo garantir o básico de seu tratamento. Assim, percebeu que no tempo de atuaçao do Barrio Adentro nesta comunidade já se reduziu a quantidade de gravidezes na adolescência, a mortalidade perinatal e em menores de 1 ano. Por que mudou de especialidade? Atendendo ao chamado de presidente, é o que me responde.
Dá-me gosto de ver a farmácia, organizada por uma das defensoras de saúde (com formaçao em enfermagem). Extremamente organizada, com registro, ainda que manual, de lote e validade das medicaçoes dispensarizadas. Diz-me que devido a alta saída de medicamentos dificilmente algo se aproxima do vencimento, ainda assim, faz revisoes constantes.
Converso um pouco com o pessoal que integra o comite de saúde. Sua atuaçao foi decisiva na organizaçao deste consultorio popular. O presidente do conselho comunal, do qual faz parte o comite, toma a palavra e por um bom tempo conta-me sobre como atenderam às solicitaçoes presidenciais em receber os médicos cubanos e ajuda-los a organizar uma nova forma de se fazer saúde no país. De tal forma que, apesar de no começo contar com resistencias, hoje conta com largo apoio da comunidade. A organizaçao e empoderamento crescentes, incrementou a capacidade reivindicatória da populaçao. De tal forma que fizeram um projeto de estrutura para o consultório popular (que o retirasse das formas adaptadas - as vezes o comodo de uma casa ou uma garagem ou coisa assim), o mesmo foi aprovado e está em funcionamento há cerca de 4 meses.

Paciente ou terapeuta?

Outro consultório. Com três pontos de consulta, esta comunidade já conseguiu atingir a meta de 250 famílias para cada médico. O lugar que visito está adaptado na sala de outra instituiçao pública.
A organizaçao do consultório assemelha-se muito aos outros já visitados, obedecendo exatamente a mesma lógica.
Também conta com intensa participaçao da comunidade. Disse-se que, inclusive com disputas entre as lideranças, tao abundantes na regiao que inclusive ajudam na organizaçao de outros conselhos comunais (que aqui também engloba o comite de saúde). Apesar disso e apesar da dificuldade com espaço e com a falta de alguns equipamentos que aumentem a resolutividade do consultório outros belos trabalhos sao realizados com o apoio da comunidade.
Senhora conta-me como no início do programa na regiao começou a participar de atividades físicas como uma forma de superar certas dores. Com o tempo, envolveu-se com o trabalho de forma intensa, visto que já tinha gosto por esse tipo de atividade. Começou a assumir círculos de avós. Como reconhecimento deste trabalho (lembrem-se que sempre voluntário) foi formada em educaçao de atividades físicas. Hoje faz grupos de avós quase todos os dias de noite. Com o apoio do hotel enfrente também usa a piscina para realizar reabilitaçao destes idosos. A médica reconhece que as dores osteomusculares diminuiram muito, a alegria e satisfaçao destes idosos aumentou muito. Em troca constante, a atividade (sempre com presença massiva) ajuda a trazer os idosos de volta para as consultas de retorno, ajudando também a manter sob controle hipertensao, diabetes etc. Ela reconhece que ajuda muito à comunidade e o faz com gosto e também admite o quanto tudo isso lhe é terapêutico.
O começo do programa, nesta comunidade, teve claro caráter político de apoio ao presidente Hugo Chávez. Com o tempo porém, este caráter dissolveu-se, outros setores sociais aderiram. Hoje em dia mesmo as pessoas de classes econômicas mais altas recebem a médica em suas casas e freqüentam seu consultório. Tanto militantes da situaçao quanto os da oposiçao já estao trabalhando e apoiando o trabalho do Barrio Adentro em suas vizinhanças.

Vou ficar devendo as fotos, melhor nao ficar andando por aí, de noite, com a camera. Quem quiser vê-las acesse de novo no fim de semana.
Hasta luego

Nenhum comentário: