quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Wayuü (Guajiro)

Dos Wayuü podemos falar algumas coisas interessantes. Um pouco já escrevi acima. Existem três versoes para o surgimento da etnia, do povo wayuü. Contaram-me um pouco por altos, dizendo que todas as três sao aceitas. Uma delas diz que uma mulher origina este povo, mas que esta nao podia ter filhos, tinha dentes da vagina. Certo dia estes dentes foram arrancados e entao nasceu um casal de filhos. Geraçoes mais tardes seu Deus enviou uma pedra onde estava escrito como o povo deveria dividir-se, em clas, sendo cada um representado por um símbolo e tendo um animal por totem.

Essa etnia é matriarcal. A linhagem da família é transmitida pelas filhas mulheres, assim ao nascimento de uma mulher uma grande festa é feita. Também festejam o nascimento de um menino, mas nao tao intensamente. Caso uma mulher tenha um casal de filhos reconhece-se os auguros de boa sorte da família.

Para eles o chinchoro, uma rede de dormir, é um artigo sagrado e cumpre várias finalidades. Convidam as visitas importantes a descansar, dormem, é onde os homens descansam quando voltam do trabalho, onde se colocam os mortos.

Quando a mulher menstrua é isolada como uma preparaçao para a vida adulta. Sua mae da-le alguma papa uma vez ao dia e essa é toda a sua alimentaçao durante o período de isolamento. Ficam em um quarto escuro, sobre o chinchoro e assim devem ficar livres de qualquer contato, seja com outras pessoas, seja com a terra.
Ainda hoje muitos cultivam o uso de sua medicina tradicional e negam-se a partos em hospitais. Os partos devem ser feitos por mulheres, as comadronas.

As fotos sao de uma pintura na parede de uma escola em Mara, nela estao representados os simbolos dos clas, além de outros simbologias. A espiral representa as montanhas, o pontilhado indicado que o povo wayuü passou por ali, a tinaha onde se guarda água, com seu pescoço (cuello) adornado pois as mulheres precisam usar adornos no pescoço. Depois alguns dos artesanatos, bolsas e outras coisinhas e a roupa típica das mulheres. Por fim, um painel costurado com várias das representaçoes importantes a este povo (símbolos dos clas, o cultivo, a pesca, o sacríficio do bode para alimentaçao etc). Paineis desse tipo adornam as paredes de diversos estabelecimentos, desde a recepçao de CDIs até paredes do hotel
Hoje estou um tanto esgotado. Vou ficar por aqui. Assim que tiver tempo escrevo sobre a ida a Mara ontem e a Páez hoje.

Nenhum comentário: