sábado, 14 de fevereiro de 2009

Outros serviços do Barrio Adentro

• Serviços de odontologia:
Uma publicação do Ministerio del Poder Popular para La Salud menciona a proporção de um consultório odontológico para cada quatro consultórios populares. (Coordinación Nacional de Barrio Adentro, 2008) Longe de representar qualquer verdade, conheci poucos destes serviços, parecendo-me que esta é uma meta ainda um pouco mais distante de ser alcançada.
Apresentam-se de forma bastante heterogênea de um estado para outro. Em San Juan de los Morros o serviço de odontologia está concentrado em um espaço no centro da cidade, contendo cinco cadeiras, onde trabalham profissionais cubanos e venezuelanos, mas que ainda carece de trabalhadores de nível médio e técnico (auxiliar de consultório dentário ou técnico de higiene dental). Já em Zulia encontrei o serviço descentralizado nos consultórios populares. Mesmo ali, não trabalham profissionais de nível médio e são realizadas poucas atividades coletivas, no máximo palestras episódicas em escolas ou em grupos. Parece-me que o paradigma da atenção e prevenção em saúde bucal ainda não foi muito abalado.

• Ópticas populares:
Os pacientes têm seus desvios de refração diagnosticados pelos oftalmologistas dos CDIs. Feito isso recebem a prescrição de um óculos, que levarão à óptica popular. Chegando lá o desvio de refração é testado novamente, caso seja necessário, em seguida realiza a escolha da armação e o óculos é montado na hora. O serviço é gratuito aos usuários e todo o material está incluído no convênio com Cuba sendo, portanto, trazido de lá. A distribuição desse serviço é municipal, regional ou estadual.

• Centros de Alta Tecnologia
O apoio diagnóstico demanda, muitas vezes, a realização de exames mais caros e mais complexos. O CAT é responsável por esse tipo de demanda realizando tomografia computadorizada (tomógrafos de 64 canais, com resultados digitalizados), ressonância magnética, ecocardiograma (inclusive com uso de transdutor transesofágico e a realização de testes mais específicos como teste de stress), endoscopia (alta e baixa, com simultâneo tratamento do que se apresentar, cauterizações, biópsias excisões de pólipos etc), densitometria óssea, mamografia, radiografia simples e exames laboratoriais considerados mais complexos como certas sorologias e dosagens hormonais, além daqueles que também são realizados nos CDIs.
Não existe nenhum tipo de discriminação de clientela, todos que acessam o serviço com a solicitação de exame são atendidos, sejam os oriundos dos sistemas públicos de saúde (Barrio Adentro, sistema tradicional ou outros serviços públicos), sejam da atenção privada ou sejam colombianos. Também não existe agendamento, o antedimento se dá no próprio dia, em compensação as pessoas costumam ter que chegar muito cedo, vindas de várias partes do estado. Existe uma triagem dos casos, procurando-se priorizar a realização dos exames nas pessoas com condições clínicas mais deterioradas, idosos, gestantes e moradores de regiões mais distantes. É realizado pelo pessoal da recepção, o que me parece um problema, já que não existe uma escuta clínica deste paciente ao chegar. O conselho diretor é composto pelos coordenadores de cada departamento em periodicidade de varia de um serviço para o outro. Quando são frequentes ocorrem pela manhã, em reuniões rápidas e objetivas para atualização de notícias, troca de informações e discussão de problemas a serem resolvidos no dia. Existe o costume de uma reunião parecida com a troca de plantão dos CDIs, todo fim de dia para avaliação e planejamento.
Em Táchira existe uma outra organização da agenda do CAT, acredito que pressionado pela alta demanda que a clientela nortecolombiana produz. As vagas são distribuídas semanalmente, primeiro entre as ASIC, as quais realizam reuniões semanais para discussão de caso e já realizam uma avaliação de risco para priorizar o agendamento. O agendamento é realizado entre os coordenadores, de forma que paciente precisará deslocar-se apenas para a realização do exame. São reservadas algumas vagas para emergências, vagas do dia e ainda assim restam vagas que são usadas pelos outros serviços públicos, serviços privados e colombianos.
Todo equipamento opera sempre a capacidade máxima, com consciência sobre os efeitos disso para a vida útil da aparelhagem. Por isso em cada CAT existe uma equipe de 5 engenheiros, treinados pelas fabricantes e que realizam treinamentos entre si. Essa equipe realiza uma programação de manutenção preventiva, único momento no qual o atendimento é suspenso por algumas horas.

• Clínicas Populares
São serviços que prestam atendimentos especializados. Como ainda não estão muito difundidos no país não havia nenhum nos locais de estágio.
Todos esses serviços, independente do nível de complexidade em que se encaixam, foram criados com a Misión Barrio II.

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